segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Um bouquet à sua medida


noiva com ramo branco Quando toca a marcha nupcial e a noiva entra pelo corredor, a primeira coisa que a antecede é o seu belo bouquet.
O bouquet pode ser escolhido por variadas razões, sejam elas simbólicas, decorativas ou como complemento do vestido.
A cor escolhida para o bouquet de noiva, normalmente servirá de base para todas as outras flores usadas durante o casamento (cerimónia e recepção). Isto não quer dizer que devam entrar em exageros e uniformizarem as flores em todos os locais… as mesmas flores no local da cerimónia, as mesmas flores no cabelo da noiva e as mesmas flores no local da recepção… pode ser tentador, mas evitem este cenário.
As flores são muitas vezes escolhidas pelo seu significado, como por exemplo, um ramo de margaridas é um ramo de inocência. Eu acho que cada noiva deve escolher as flores pelo que mais a atrai, desde a cor, o cheiro, o tacto, e fazer um teste prévio à alergia… não vá o ramo mais bonito dar num pesadelo e não poder ser usado.
Como em todos os outros itens do casamento, as flores obedecem às mesmas simples regras. O casamento é formal ou informal? O casamento formal pede flores mais formais, como orquídeas ou lírios-do-vale. Acima de tudo, pede contenção na cor e nas misturas extravagantes de materiais, o mais elegante possível.
Num casamento menos formal, pode-se dar origem a uma palete de cores, adornos como bagas, galhos em formatos mais extravagantes, fitas coloridas… enfim, uma série de elementos que não combinam com o casamento formal.
Existem vários tipos de bouquets: aramados, naturais, em cascata, em bride, etc.… O que importa é que se escolha um bouquet de acordo com a formalidade do casamento, tendo também em conta a própria noiva, o seu físico e a sua personalidade. Se é uma noiva baixinha, não convém levar um ramo ou flores de proporções gigantescas que a ofusque. Caso seja uma noiva alta, não convêm levar um ramo muito redondo, talvez seja melhor levar um ramo em forma de cascata.
Tendo em conta a personalidade da noiva, por exemplo no caso de ser alguém muito extrovertido, o seu bouquet deve reflectir isso, com flores diferentes e com um bouquet pouco comum, em que a maioria das noivas não arriscaria.
Cerca de cinco meses antes, deve fazer uma pesquisa de floristas e pedir exemplos de trabalhos. Mas não deve ficar por aqui, sinta-se à vontade de telefonar a quem já tenha feito o seu bouquet de casamento nessa florista, explicando a sua situação e pedindo referências, pois a florista só irá mostrar fotografias do seu melhor trabalho, e será o seu o melhor dela?
Quando finalmente decidir a florista, não se esqueça que para si o tom alaranjado pode ser muito diferente do alaranjado da florista. Com isto quero dizer que deve levar a cor ou cores exactas nas quais pretende a cor do bouquet, ou tecido do vestido, bem como imagens de revistas, caso deseje um bouquet como o da fotografia que lá viu.
Há que ter também atenção à duração do casamento, pois um ramo que não parece muito pesado num momento, pode pesar toneladas quando se está com ele muito tempo na mão. Já reparei em várias cerimónias, em noivas completamente desconfortáveis, trocando o ramo de mão para mão, exibindo um desejo enorme de descansar os pulsos. Pense nestes casos quando estiver a decidir o tamanho do ramo com a florista. Normalmente os bouquets de noiva são feitos para serem transportados pelas duas mãos, mas podem ser feitos para serem usados por uma só mão. Há que ter também cuidado com as flores que podem deixar manchas ou nódoas no vestido de noiva.

Alguns significados das flores:

  • Rosa Vermelha – Paixão
  • Rosa Branca – Pureza
  • Girassol – Poder
  • Flor de Ervilha – Prazer
  • Tulipa – Amor
  • Violeta – Fidelidade
  • Jarro – Beleza Incomparável
  • Camélia – Honestidade, Excelência
  • Margarida – Inocência
  • Frésia – Calma
  • Gardénia – Graciosidade
  • Gerebera – Pureza
  • Gladíolo – Graça
  • Orquídea – Êxtase
  • Ranúnculo – Charme

Nenhum comentário:

Postar um comentário