terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Como organizar festa de quinze anos


festa miuda quinze anos 150x150 Como Organizar Festa de Quinze Anos
Pois a festa deve sempre começar pela escolha dos convites para o aniversario da debutante. Os convites devem seguir uma linguagem jovem e atual. Poucas meninas apreciam escolher o tipo de convite tradicional, como nos convites de casamento por exemplo. 
Existem hoje em dia, convites feitos a partir de placas de vidro, porta-retratos, porta-chaves, chinelos havaianos personalizados, t-shirts personalizadas, postais com missangas, etc. 
As lembranças tradicionais, como as velas, os ímas para geladeiras ou pequenos doces, continuam a ser as mais procuradas. Então será a partir destes itens que deve pensar em como começar a organizar a sua festa pra quinze anos. 
Uma outra opção bastante original é a de gravar um CD com as músicas preferidas da aniversariante ou um CD com fotos da debutante e oferecer como lembrança aos seus amigos convidados para a festa. 
Uma espera de 15 anos merece todas as ousadias. Se o desejo da debutante é chegar numa carruagem dourada ou ser recebida com uma chuva de pétalas perfumadas, não há problema. Fantasias podem ser realizadas, que ver? 
Ter e saber como organizar a festa para os quinze anos como manda o figurino, ainda hoje é o sonho de muitas garotas. O romantismo e a beleza de um evento como este, ficarão na memória para sempre. 
Agora, como nem tudo são flores, prepare-se para encarar o trabalho dos preparativos com muita paciência e dedicação.
Um detalhe bastante importante é a escolha por parte da debutante na escolha do tipo de vestido, quais os amigos que pretende convidar para dançar a valsa consigo, o tipo de flores ou velas a usar na decoração. Afinal de contas esta será a sua noite e não há nada mais justo que permitir que as coisas sejam escolhidas ao gosto da jovem debutante. 
Claro que é importante também, que a jovem tenha alguém mais velho, que a oriente nas suas escolhas, pois como poderá uma jovem organizar sozinha a festa dos seus quinze anos? Por esse motivo, se for a mãe a ajudar, não deverá insistir muito em decidir tudo por ela, para que não hajam conflitos nem desentendimentos. 
Conversem bastante para que a jovem perceba que essa será a sua noite, e tentarão satisfazer todos os seus desejos, mas de uma forma coerente, claro está. Com certeza que a aniversariante irá acabar por entender. Um bom exemplo desta coerência e concordância entre ambas as partes é deixar a jovem escolher quais as fotos e os vídeos que gostaria que passassem na festa. 
Esperamos que estas dicas para saber como organizar a festa dos quinze anos da sua jovem filha, lhe sejam uteis e que delas possa tirar o melhor proveito!

A Sequência Tradicional Para Festas de 15 anos


Confira a sequência tradicional de acontecimentos na festa de debutante, para que você possa organizar sua festa de 15 anos da melhor maneira possível
A Sequência Tradicional Para Festas de 15 anos
A Sequência Tradicional Para Festas de 15 anos
  • A Sequência Tradicional Para Festas de 15 anos
  • A Sequência Tradicional Para Festas de 15 anos
Basicamente, a festa é dividida em três partes, dentro do que se entende como um cerimonial tradicional, como mostramos a seguir.
1ª parte: -recepção dos convidados -coquetel e jantar, com som ambiente -ajustes finais com o cortejo de honra, e troca do segundo vestido 2ª parte: O cerimonial dos 15 anos (leia logo abaixo) 3ª parte: Início do Baile Como deve ser um Cerimonial de 15 anos: (Tradicional)
1 - Abertura do cerimonial 2 - Entrada do cortejo (familiares) 3 - Entrada dos Príncipes para apresentação 4 - Entrada das Damas de Honra 5 - Entrada da Aniversariante 6 - Recepção pelo seu Príncipe de Gala 7 - Entrega da jóia - anel - colar – pulseira (geralmente feita pelo pai ou avô) 8 - Troca do sapato (opcional) 9 - Passagem da boneca (opcional) 10- Telão (retrospectiva da vida da debutante) 11 - valsas: a) 1ª com o Pai b) 2ª com avô - padrinho - irmão - ou tio (a escolher) c) 3ª Com seu Príncipe, para apagar as 15 velas 12 - Parabéns a) corte do bolo b) brinde com champanhe 13 - Homenagens a) buquês (avós, madrinha, tias, mãe do namorado) b) arranjos de flores - textos ou músicas 14 -Entrega das lembrancinhas: a) para os casais que dançaram a valsa 15 - fotos 16- Início do baile / balada.
Hoje, com o cerimonial moderno, há uma mescla do tradicional com uma festa típica de adolescentes. Há casos em que a balada começa, em geral, desde o início, ou após o jantar e a valsa.
Fonte: debutanteacontece.com.br

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

12 dicas para a noiva estar no seu melhor


noiva a ser maquilhada e penteada
Um casamento por muito stressante que possa ser, especialmente na sua preparação, não deve jamais ser uma fonte de mau estar ou de exaustão. No dia do seu casamento, altura em que é suposto ficar o mais radiante possível, não deve parecer cansada ou esgotada… afinal planeou tudo para que este dia fosse uma harmonia de felicidade.
1. Planeie tudo com antecedência. Faça as marcações antecipadamente, e um plano com horário quer para o dia, quer para os dias que antecedem o casamento.
2. Marque uma massagem para a manhã do dia do seu casamento para começar esse dia relaxada.
3. Marque uma pedicure e manicure, de preferência tudo no mesmo local, para não andar a correr de um lado para o outro. Lembre-se que podem surgir contratempos tal como o trânsito, podendo atrasar-se.
4. Marque também o cabeleireiro bem como a maquilagem no mesmo local, pelas mesmas razões antes referidas. Se puder fazer tudo no mesmo local, excelente!
5. Antes do dia do casamento, cerca de duas semanas antes, faça um teste de maquilagem para verificar possíveis alergias a produtos e tire uma fotografia para que no dia do casamento a maquilhadora volte a refaze-la fielmente. Observe a maquilhagem à luz que vai estar exposta no dia do casamento, e tire a (s) fotografia (s) nessas condições.
6. No cabeleireiroantes do dia do casamento faça o mesmo com o penteado, tire fotografias, ponha o véu ou outros acessórios que pretenda usar, tire uma foto, ou várias e veja como fica na fotografia, é assim que vai aparecer nas suas fotos de casamento. Não se esqueça de verificar se é o que deseja, isto aplica-se quer ao vestido, quer ás cores da recepção, quer à maquilhagem.
7. Faça tratamentos faciais, depilação, no mínimo duas semanas antes do dia do casamento. Imagine que fica com uma irritação… este tempo é o mínimo necessário para curar o sucedido.
8. Faça um corte de cabelo pelo menos duas semanas antes do casamento. Vai dar tempo ao cabelo para ficar mais natural, ou mesmo se fizer uma coloração caso não goste ainda estará a tempo de mudar.
9. Se vai usar o cabelo preso no casamento, lave o cabelo na noite anterior e não no próprio dia, pois assim o cabelo é mais fácil de prender e de trabalhar. Caso use véu ou chapéu no cabelo e pretenda remove-los depois da cerimónia, peça ao cabeleireiro para estar presente nesse momento para a ajudar a remover com cuidado, e dar uns retoques caso seja necessário.
10. Se o casamento vai ser no Verão ou num local com muito sol, não se esqueça deaplicar protector solar por baixo da maquilhagem e nos locais do seu corpo que vão estar expostos ao sol.
11. Caso a cerimónia dure até à noite, peça à maquilhadora para no fim da tarde retocar a maquilagem, pois à noite a maquilhagem deve sempre ser um pouco mais forte e carregada, para as fotografias, e para o próprio ambiente.
12. Não vá tomar sol antes do dia do casamento,pois ficar com a pele toda manchada ou com uma insolação não é nada agradável em altura alguma, muito menos no dia do seu casamento!

Vestir de acordo com a cerimónia


noiva a colocar a aliança

Para os convidados em geral

Convém lembrar que a maior parte das vezes, qualquer um de nós tem a roupa certa para cada ocasião no seu próprio armário. Não vá a correr comprar uma roupa para um casamento sem saber que tipo de casamento trata; se é um casamento formal, semi-formal ou informal. Aguarde pelo convite de casamento, neste deve vir mencionado a formalidade do casamento e a hora a que vai ocorrer. Caso isto não aconteça, não há problema algum em perguntar aos noivos. Nestas situações não convém assumir nada.

Para as convidadas

Muitas vezes notamos convidadas a pecar pelo excesso. Afinal quem é a noiva na festa? Quem se veste para dar demasiado nas vistas para um casamento, erra! Deve-se sempre respeitar o tom da festa, casual ou formal. Em Portugal, quanto mais tardia for a festa mais casual tende a ser.
Muitas pessoas nestas ocasiões vestem roupas que não costumam vestir usualmente e ficam completamente "às aranhas". Em caso de dúvida, vá sempre pelo mais simples, embora isto não queira dizer desportivo! Não se esqueça que totalmente vestida para um casamento de preto jamais! Guarde essa roupa para um funeral. Preto, só combinado com outras cores, o mesmo se aplica à cor branca, afinal quem é a noiva?!
Um casamento não é um baile de gala, e pede roupa apropriada. Uma cerimónia exige uma certa contenção nos brilhos e do próprio corpo. Caso a cerimónia seja uma cerimónia religiosa, convém que haja uma moderação nas rachas e nos decotes. Os decotes devem ser disfarçados até à hora da festa por estolas, echarpes, ou lenços.
Não se esqueçam das meias. Brancas… jamais! Quer para homens, quer para mulheres. Poupem-nos ao sindroma do pé ou da perna engessada.
Caso opte por usar luvas nunca assista à cerimónia com elas calçadas. Nunca use anéis sobre as mesmas, ou cumprimente alguém com elas calçadas, ou mesmo caia no erro de comer com elas calçadas. Luvas compridas não combinam com meias mangas.
O chapéu, este tão “nunca sei quando usar” acessório, deve ser usado de manhã com abas pequenas, ao meio-dia e ao fim da tarde com abas largas, e sempre com luvas. Quando chega o momento de decidir se o devem usar ou não, fiquem esclarecidas que este não é um acessório obrigatório, a não ser que venha mencionado no convite.
 Nos casamentos informais ou semi-formais, os vestidos pelo joelho, os taieurs (saia e casaco) são os mais adequados. Caso não goste de mostrar as pernas, pode usar o fato tradicional.
Num casamento formal, a roupa a usar deve ter um toque de sofisticação. Nessa altura  podem-se usar estolas, bijuterias, brilhos e malas pequenas com brilho… mas este tipo de casamento não é um baile, e exige um certo decoro, por exemplo, não se deve usar um vestido rodado, cheio de lantejoulas que vá ofuscar a noiva.

Para os convidados homens

Um casamento formal é geralmente celebrado pela manhã em Portugal. Caso não haja informação contrária nos convites, deverá ser um casamento solene.
Mas um casamento formal não implica ser de dia, pode ser à tarde, caso os noivos o decidam. Assim sendo, quando passar das quinze horas usa-se o tradicional smoking com laço de borboleta e camisa branca, enquanto que pela manhã se usa o fraque, exigido para o noivo e para os padrinhos, com camisa branca e gravata. Os convidados jamais devem de ir sem gravata! Num casamento formal jamais use cores claras ou branco, a não ser que seja militar, é claro!
Nos casamentos semi-formais, podem-se usar fatos de tons mais claros, como areia, ou caqui, podendo a gravata ser dispensada caso o deseje. Um casamento que não seja formal, a cor do traje pode ir de acordo com a luminosidade diária, ou seja, quanto mais tarde se der o casamento, mais escuro deve ser o traje.
Dica: Até ás 18h é considerado dia.
Nos casamentos informais pode usar-se só o tradicional blazer com ou sem gravata.

Para as mães, madrinhas e padrinhos

A noiva é que decide o tamanho do comprimento dos vestidos. Perguntem-lhe que tipo de roupa devem levar, em vez de se porem à procura de algo que a noiva não aprove. Otraje dos padrinhos deve ir de acordo com a cerimónia e com o noivo, caso seja um casamento formal, o padrinho, bem como o noivo deve usar o tradicional fraque.

Para as noivas

No caso do vosso casamento, renunciem aos excessos. Excessos de bordados, excessos de rendas, juntamente com véus bordados a cristais, bouquet cheio de brilhos ou pior, tudo junto, lembrem-se que a elegância não é exagero!
O vestido de noiva, em geral, é considerado um vestido formal. Mas existem vestidos mais formais do que outros… o que os distingue? O tecido e os acessórios.
A seda, os bordados, a renda, o comprimento, as pedras bem como o longo véu são considerados factores determinantes de um vestido formal. Todos os outros vestidos não são tão formais, como os vestidos pelo joelho. Num casamento formal o ramo da noiva também deve ser elaborado com flores mais nobres.
O uso de chapéu em vez de véu, as pérolas, os ramos com flores mais exóticas, entre outros, simbolizam um casamento menos formal.

Para as segundas, terceiras, e assim por diante noivas…

Nos dias que correm, às vezes acontece que já não há só um casamento na vida, e como tal, também existe uma certa sobriedade no trajar de uma noiva que se vai casar quando esta não seja a primeira vez. Não quero com isto dizer que uma noiva que case pela primeira vez não possa usar outras cores que não o branco. Aliás, o branco, em termos de fotografia fica muito “menos bem” pela sua luminosidade, do que cores mais ricas, como o rosa ou champanhe. Um vestido branco, minhas queridas, infelizmente só é adequado ao primeiro casamento. Para num casamento posterior ao primeiro, o traje da noiva requer essencialmente cores como: bege, champanhe, rosa… tudo menos branco! Caso opte por uma cor mais forte, tudo bem, pode demonstrar que detém uma personalidade mais extravagante, mas esqueça um grande bouquet ou mesmo um véu, são totalmente desadequados nestes casos.

Para o noivo

Ao longo do tempo assisti a casamentos que recordo pelo bem gosto, e outros que me divertiram pelo seu lado mais aterrador, ensinando-me definitivamente o que não fazer.
O noivo não precisa de parecer o bobo da corte. Ele também tem direito ao bom gosto e à sobriedade elegante que merece.
O noivo não deve de ir vestido da cor do bouquet da noiva, nem das toalhas de mesa do local da festa… o noivo que se pode admitir vestido de lilás será o noivo do bolo de casamento.
Não vão a mascar uma pastilha elástica, lembrem-se que hoje em dia os filmes registam tudo!!
Não se combina a gravata com o lencinho da lapela, nem com qualquer outro item da festa.
Não se usa botas, ténis ou sapatos com sola de borracha, por muito tentadores que sejam, não combinam com casamento. Use sempre sapatos de cordão que vão servir para muitas mais ocasiões.

Um bouquet à sua medida


noiva com ramo branco Quando toca a marcha nupcial e a noiva entra pelo corredor, a primeira coisa que a antecede é o seu belo bouquet.
O bouquet pode ser escolhido por variadas razões, sejam elas simbólicas, decorativas ou como complemento do vestido.
A cor escolhida para o bouquet de noiva, normalmente servirá de base para todas as outras flores usadas durante o casamento (cerimónia e recepção). Isto não quer dizer que devam entrar em exageros e uniformizarem as flores em todos os locais… as mesmas flores no local da cerimónia, as mesmas flores no cabelo da noiva e as mesmas flores no local da recepção… pode ser tentador, mas evitem este cenário.
As flores são muitas vezes escolhidas pelo seu significado, como por exemplo, um ramo de margaridas é um ramo de inocência. Eu acho que cada noiva deve escolher as flores pelo que mais a atrai, desde a cor, o cheiro, o tacto, e fazer um teste prévio à alergia… não vá o ramo mais bonito dar num pesadelo e não poder ser usado.
Como em todos os outros itens do casamento, as flores obedecem às mesmas simples regras. O casamento é formal ou informal? O casamento formal pede flores mais formais, como orquídeas ou lírios-do-vale. Acima de tudo, pede contenção na cor e nas misturas extravagantes de materiais, o mais elegante possível.
Num casamento menos formal, pode-se dar origem a uma palete de cores, adornos como bagas, galhos em formatos mais extravagantes, fitas coloridas… enfim, uma série de elementos que não combinam com o casamento formal.
Existem vários tipos de bouquets: aramados, naturais, em cascata, em bride, etc.… O que importa é que se escolha um bouquet de acordo com a formalidade do casamento, tendo também em conta a própria noiva, o seu físico e a sua personalidade. Se é uma noiva baixinha, não convém levar um ramo ou flores de proporções gigantescas que a ofusque. Caso seja uma noiva alta, não convêm levar um ramo muito redondo, talvez seja melhor levar um ramo em forma de cascata.
Tendo em conta a personalidade da noiva, por exemplo no caso de ser alguém muito extrovertido, o seu bouquet deve reflectir isso, com flores diferentes e com um bouquet pouco comum, em que a maioria das noivas não arriscaria.
Cerca de cinco meses antes, deve fazer uma pesquisa de floristas e pedir exemplos de trabalhos. Mas não deve ficar por aqui, sinta-se à vontade de telefonar a quem já tenha feito o seu bouquet de casamento nessa florista, explicando a sua situação e pedindo referências, pois a florista só irá mostrar fotografias do seu melhor trabalho, e será o seu o melhor dela?
Quando finalmente decidir a florista, não se esqueça que para si o tom alaranjado pode ser muito diferente do alaranjado da florista. Com isto quero dizer que deve levar a cor ou cores exactas nas quais pretende a cor do bouquet, ou tecido do vestido, bem como imagens de revistas, caso deseje um bouquet como o da fotografia que lá viu.
Há que ter também atenção à duração do casamento, pois um ramo que não parece muito pesado num momento, pode pesar toneladas quando se está com ele muito tempo na mão. Já reparei em várias cerimónias, em noivas completamente desconfortáveis, trocando o ramo de mão para mão, exibindo um desejo enorme de descansar os pulsos. Pense nestes casos quando estiver a decidir o tamanho do ramo com a florista. Normalmente os bouquets de noiva são feitos para serem transportados pelas duas mãos, mas podem ser feitos para serem usados por uma só mão. Há que ter também cuidado com as flores que podem deixar manchas ou nódoas no vestido de noiva.

Alguns significados das flores:

  • Rosa Vermelha – Paixão
  • Rosa Branca – Pureza
  • Girassol – Poder
  • Flor de Ervilha – Prazer
  • Tulipa – Amor
  • Violeta – Fidelidade
  • Jarro – Beleza Incomparável
  • Camélia – Honestidade, Excelência
  • Margarida – Inocência
  • Frésia – Calma
  • Gardénia – Graciosidade
  • Gerebera – Pureza
  • Gladíolo – Graça
  • Orquídea – Êxtase
  • Ranúnculo – Charme

Bem-casado

Como tradição, o Bem Casado representa duas partes que se unem e são representadas por cumplicidade e respeito entre o casal. Para o casal ter muita união e sorte no casamento cada convidado deverá receber uma unidade deste delícia.


Por isso queríamos que ele fosse lindo e delicioso.
O bem casado é uma delícia. E além de ser maravilhoso, o nosso bem-casado terá um toque especial: um terço.

Que além de ser um mimo, é uma benção a todos que nos prestigiaram.

Obs: Será feita camadas de bem-casado vermelho com fita de cetim amarela e bem casado amarelo com fita de cetim vermelho-cereja.



E com esse mimo do mini-terço sobre o bem-casado?



Ainda ficará mais bonito pois ficará em um móvel antigo, onde esbanja graciosidade!!!

Receita fácil de mousse de chocolate

Com a clara que sobrou do ovo que usei para fazer o croissant, fiz uma mousse de chocolate delicinha, que rendeu quatro porções pequenas (tamanho certo pra não enjoar). Pra completar, não fiz muita sujeira, o que sempre conta pontos! Mousse cremosa de chocolateMousse de chocolate em copos (taças) de tequila, licor ou pinga
Ingredientes:
  • 1 clara de ovo
  • 3 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
  • Umas duas colheres de creme de leite
  • Meia barra de chocolate meio amargo (uns 250g)
Modo de preparo:
  1. Pique ou raspe o chocolate e derreta em banho-maria.
  2. Acrescente o creme de leite e mexa com uma espátula até incorporar (a mistura chama ganache). Reserve.
  3. Bata a clara em neve (bati na mão mesmo, usando um batedor de ovos manual para bater a clara com bastante velocidade. Cansou um pouco, mas compensa por fazer menos sujeira que a batedeira). Quanto mais fofinha a neve, mais cremosa a mousse vai ficar.
  4. Acrescente o açúcar de confeiteiro e bata mais, até atingir a consistência de marshmellow.
  5. Junte o chocolate derretido um tico de essência de baunilha e mexa até incorporar.
  6. Coloque em copinhos e decore com granulado ou raspas de chocolate.
  7. Leve à geladeira por umas três horas.
Dica 1: Se não tiver açúcar de confeiteiro em casa, pode fazer em casa. É só bater açúcar comum no liquidificador até ficar finindo. Se não, a mousse fica granulada (dá pra sentir os graozinhos de açúcar no dente), e não fica tão boa.
Batedor de ovos a pilha
Dica 2: Se você é mais esperta que eu, vai preferir usar um batedor de ovos a pilha pra bater a clara em neve sem ficar com a mão doendo… 
Obs: classifiquei essa receita como vegetariana porque não leva gelatina sem sabor (que tem um ingrediente vindo do colágeno bovino), como as outras mousses.

Receitas

Receita de cookies com pedaços de chocolate

Esses dias estava assistindo o programa Bill’s Food e vi essa receita dechocolate chunk cookie.
É um pouco diferente dos tradicionais por causa dos pedações de chocolate e da pasta de amendoim. São bem macios e não muito crocantes. Foi a maior melequeira pra preparar, mas ficaram bem gostosos.
Dessa vez, montei uma galeria de fotos com o passo a passo, pra variar. Gostaram? Quem for testar, por favor, tire fotinhos, pra compartilhar aqui com os outros leitores!
Pra quem quiser anotar:
Ingredientes
  • 3/4 de xícara de açúcar mascavo
  • 2 colheres de sopa manteiga sem sal
  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha
  • 1 colher de sopa de pasta de amendoim
  • 3/4 de xícara de farinha
  • 1 colher de sopa de fermento
  • 1/2 tablete de chocolate ao leite em pedaços
Modo de preparo
  • Misture o açúcar mascavo, a manteiga e o ovo na batedeira até obter uma massa homogênea.
  • Junte a essência de baunilha e a pasta de amendoim e bata novamente.
  • Acrescente a farinha e o fermento e bata até incorporar.
  • Com a ajuda de uma espátula, misture os pedaços grosseiros de chocolate.
  • Forre a assadeira com papel manteiga. Se preferir, unte com um pouco de manteiga antes, para o papel grudar bem.
  • Faça bolinhas de massa com uma colher e coloque na assadeira. Não se preocupe se ficarem tortinhas. Com o calor do forno, a manteiga da massa vai derreter e as bolinhas vão se espalhar bem.
  • Leve ao forno médio pré-aquecido por cerca de 15 minutos, ou até ficarem dourados.
Rende 10 cookies
Dica: deixe bastante espaço entre as bolinhas de massa na assadeira, senão os cookies vão grudar uns nos outros. E sirva quentinhos, que são mais gostosos!
3/4 xic acucar mascavo
2 col sopa manteiga sem sal
1 ovo
Essência de baunilha
1 colher de peanut butter
Bate
3/4 farinha
1 col fermento
Chocolate chunck
Forra com papel manteiga
Macarrão com legumes
Testamos ontem; foi fácil de fazer e o resultado foi muito gostoso. Não é um prato pouco calórico, porém é muito saudável. Ah, e é vegetariano!
A receita está sem medidas porque depende do gosto de cada um.
Ingredientes
  • Macarrão parafuso tricolor
  • Tomate cereja (ou vesúvio)
  • Azeitonas pretas sem caroço
  • Molho pesto
  • Brócolis
  • Manjericão
  • Alho
  • Azeite
  • Óleo
  • Sal
  • Queijo ralado
Modo de preparo
  • Coloque a água do macarrão para esquentar com óleo e sal, enquanto prepara o resto. Quando ferver, despeje a massa e mexa de vez em quando, provando sempre até chegar ao ponto.
  • Corte os ramos do brócolis e cozinhe no vapor* por cerca de 15 minutos.
  • Enquanto isso, corte os tomates cereja ao meio e tire toda a semente.
  • Tire os caroços das azeitonas.
  • Lave as folhas de manjericão. Reserve tudo no mesmo recipiente e espere o macarrão ficar pronto.
  • Assim que terminar de escorrer o macarrão, deixe sair toda a água da panela e use-a para refogar os legumes.
  • Comece refogando o alho em azeite em fogo baixo a médio.
  • Quando o alho dourar, acrecente o brócolis, os tomates, as folhas de manjericão e as azeitonas e misture bem.
  • Desligue o fogo e despeje o macarrão, os legumes e molho pesto (eu uso o molho pesto pronto da Barilla, mas você pode ver uma receita aqui) em um mesmo recipiente, mexendo até misturar bem. Sirva salpicado de queijo ralado.
Panela à vapor elétrica*Dica: ganhei minha panela a vapor elétrica (foto) como presente de casamento e super recomendo. É só colocar água na parte de baixo, ligar na tomada e acertar o timer. É prática e faz pouca sujeira. Vejaaqui onde comprar.
Mas você também pode comprar um acessório de cozimento a vapor (steamer) desses que encaixam na panela comum, que é bem mais barato, comoeste ou este.

Licores de Dona Rita, de Amargosa, Bahia
O segredo para um bom licor? Capricho e paciência.
Ingredientes
  • Jenipapo
  • Álcool de cereal
  • Água
  • Glucose
  • Açúcar
Modo de preparo
  • Descasce e corte os jenipapos em cubinhos. Coloque em um recipiente com tampa a fruta cortada, 1 litro de álcool cereal e 3 litros de água. Deixe em infusão por 30 dias.
  • Coe a mistura em uma peneira de palha e depois passe na prensa, para não sobra resíduos.
  • Derreta açúcar em uma panela até dar ponto de fio, acrescente a mistura e um “tiquinho” de glucose, mexendo até misturar bem.
  • Deixe esfriar e coe várias vezes em um tecido de malha, para que fique bem clarinho, sem resíduos.
  • O licor está pronto quando estiver límpido e sem fazer pé, ou seja, sem que, com o passar das horas, fique com resíduos no fundo da garrafa.
E aí, gostaram?